Avançou muito o número de positivados em aldeia Tupinambá, no Acuípe do Meio

Cultura Tupinambá preocupa na pandemia
Arquivo/Maurício Maron

A situação da aldeia Tupinambá, em Acuípe do Meio, região localizada no sul de Ilhéus, preocupa as autoridades sanitárias do município. Uma semana atrás, o Jornal Bahia Online publicou em primeira mão matéria revelando os primeiros casos de contaminação na aldeia (leia aqui). Agora, os casos proliferaram.

De acordo com informações obtidas pelo JBO, através de um boletim epidemiológico elaborado pelo Polo Base Indígena de Ilhéus no enfrentamento ao coronavírus, 13 casos já foram confirmados na comunidade. E mais 17 suspeitos aguardam o resultado do exame, encaminhado ao Laboratório Central.

Depois disso, mais três pessoas apresentaram sintomas e vão ter que realizar os procedimentos de coleta e análise laboratorial.

Hoje cedo, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, reconheceu a gravidade da situação e disse que, apesar dos resultados destes exames estarem previstos para quarta-feira, amanhã, terça, uma equipe irá ao Acuípe do Meio, verificar a situação na aldeia.

A Sesau acredita que a contaminação destes índios está diretamente relacionada a um outro índio que morava na aldeia e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi levado para o Hospital Costa do Cacau onde teria sido contaminado pela Covid-19 enquanto permaneceu internado. Não resistiu e morreu. Durante sua estada no hospital, diversos outros índios foram visitá-los. Ele já deveria estar com o vírus de forma assintomática.